segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Muito prazer, Nós somos as MARIAS QUITÉRIAS!


O Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria iniciou seus trabalhos em 10 de novembro de 2002, com o objetivo de resgatar a cidadania e a saúde de mulheres cis e trans com orientação sexual lésbicas e bissexuais. Somos uma associação, pessoas jurídicas de direitos privados, voltados para o trabalho de equidade de gênero e cidadania, sem fins lucrativos e econômicos; sem discriminação de etnia, credo, classe social. Não possuímos vínculos com partidos políticos e nem subordinação á grupos religiosos , com duração por prazo indeterminado e âmbito estadual. Formamos um grupo de reflexão, intervenção e de encontro para lésbicas e bissexuais.

Quem foi Maria Quitéria?
http://pt.wikipedia.Maria_Quiteria

Foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. É considerada a mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil. Patrona do  Exército Brasileiro, nasceu no sítio do Licurizeiro , uma pequena propriedade em São José das Itaporocas/BA.   Aos dez ou onze anos de idade, perdeu a mãe. A sua madrasta, nunca concordou com os modos independentes de Maria Quitéria, que logo aprendeu a montar, a caçar e a usar armas de fogo. Maria Quitéria, pediu-lhe autorização para se alistar. Tendo o pedido negado pelo pai, fugiu, cortou os cabelos e vestindo-se como um homem, dirigiu-se à vila de Cachoeira, onde se alistou sob o nome de Medeiros, onde permaneceu até ser descoberta pelo pai; defendida pelo Major José Antônio da Silva Castro (avô do poeta Castro Alves),Recebeu o posto de 1 cadete e foi saudada e homenageada pela população. Maria Quitéria  veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato.

O Que Pretendemos?

Conscientizar a sociedade do direito a liberdade sobre a orientação sexual. Combater qualquer a LGBTfobia, com o foco principal na Lesbofobia e Bifobia. Promover intercambio com outras organizações afins, em nível mundial. Promover a autoestima das mulheres objetivando uma melhoria em sua qualidade de vida. Participar, apoiar e divulgar trabalhos culturais, artísticos, literários, cívicos e esportivos  ou qualquer outro tipo de interesse de mulheres.
Políticas de direitos civis, sociais e humanos,respeito a diversidade e visibilidade  de mulheres Lésbicas e Bissexuais.

Com Quem Trabalhamos?




Com mulheres cis e trans, com orientação sexual Lésbica e Bissexual,  independente de sua etnia e credo. Atuando de acordo com a demanda nas áreas urbanas, periféricas e campo.
Desenvolvemos ações individuais e/ou em parceria com outros grupos da sociedade civil, órgãos gestores públicos e/ou privados que atuam no enfrentamento  e combate a violência de gênero e liberdade sexual.





Atividades do Grupo:


v   Oficinas
v   Projetos Culturais e Educativos
v   Palestras
v   Promoção de Seminários
v   Rodas de conversas
v   Acolhimento e Empoderamento.

Contatos:

Av: Almirante Barroso 757, Centro
CEP: 58013-120

E-mail:
mariaquiteriajpa@hotmail.com

Telefones:
(83)8775-6555 )oi
(83)9868-3564 Tim
Marli Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário